Pular para o conteúdo principal

Atividade #2 - Ferramenta de Debug

Ah os bugs...

Bugs! Presentes em qualquer aplicação digital, essas pequenas criaturas podem causar um grande estrago caso sejam ignorados ou passem desapercebidos. Para isso a maioria das plataformas que suportem uma linguagem de programação possuem um Debugger. O Processing como ferramenta com viés educacional possui também esse importantíssima artifício que permite ao programador acompanhar o passo a passo(steps) da execução do código, visualizando assim possíveis erros e como cada trecho trabalha.

Como funciona no Processing?

No Processing a forma mais fácil de acessar o debugger é através do ícone de borboleta no canto superior esquerdo.


Também poderá ser acessado através do menu Debug > Enable Debbuger na barra superior.


O quão importante isso é?

Em qualquer ferramenta de codificação a função Debbuger é de suma importante. Ela permite que você veja o passo a passo das variáveis e funções que estão sendo chamadas no código. No código da atividade a função pode ser aplicada para visualizar como a variável n se comporta ao receber números iniciais e como os quadrados se posicionam na tela enquanto o codificador pode testar o posicionamento.

Código da atividade!

int n=3;
void setup(){
  size(500,100);
}

void draw(){
  
  for(int i=0; i<n; i++){
    rect(450-(i*50),25,50,50);
    }
}


Com um número n que recebera um número inteiro qualquer e num palco de 500x100 onde quadrados são posicionados multiplicados pelo numero i que vai de 0 até n em um for. Decrementando 450 para que a posição seja feita da direita para a esquerda. 

Int n = 3;

Int n = 5;


Comentários